sábado, 1 de maio de 2010

A burocracia

Acabei de saber pela internet de um sujeito, de 18 anos, que enfrenta a seguinte dificuldade:
...tenho 18 anos. Fui tirar a 2ª via do CPF, que tinha perdido semana passada, logo, a atendente fala que eu preciso do Título de Eleitor, que eu não tenho. Fui tirar o Título, ai disseram que preciso estar alistado, e pra estar alistado preciso do CPF.
Não é estranho cobrar que o sujeito com mais que 18 anos tenha que estar alistado para tirar o título de eleitor? Afinal, ele pode tirar o título aos 16 anos, quando ele não pode estar alistado. Mais ainda, por que alguém teria que poder pagar o imposto de renda para se alistar no exército? Para quem paga imposto de renda, ser convocado pelo exército não é um benefício (do ponto de vista de que existem empregos que pagam mais para esse cara...talvez seja um benefício se o cara for muito patriota...).

3 comentários:

  1. Para se alitar nas forças armadas não é necessário CPF, de jeito nenhum. Precisa apenas da certidão de nascimento e fotografias. Falo isto com absoluta certeza. Agora, para eleitores do sexo masculino que já tenham completado 18 anos é ogrigatório o alistamento militar para tirar o título.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito. Eu também tinha achado estranha a frase do cara falando que precisava de CPF para se alistar no exército. O não alistamento no exército, além de impedir o voto e a emissão de carteira de trabalho/emprego formal (se eu não me engano, também restringe isso, não?)...impede alguma outra coisa?

    Agora, eu postei esse comentário mais porque realmente acredito que a burocracia brasileira não está muito longe disso...

    ResponderExcluir
  3. Proíbe também de se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, além de não poder assumir qualquer cargo público

    ResponderExcluir

Caso você tenha interesse em enviar um texto para publicação neste Blog, por gentileza, envie para o e-mail do Blogger, para que possa ser avaliado.